Agenda de aulas práticas

Curso – Curso – Métodos de Improvisação: estudos para Teatro e Performance – Contact Improvisation & View Points

>>> Intensivo para atores-performers e estudantes das artes da cena – INSCRIÇÕES ABERTAS

Visitaremos a Improvisação como procedimento de composição e treinamento para o ator-performer e estudantes das artes da cena.

Durante uma semana de encontros intensivos, os improvisadores irão se relacionar com dois diferentes métodos, reconhecidos internacionalmente: o Contact Improvisation (Steve Paxton) e os Viewpoints (Anne Bogart). Ao final, como fechamento, convidaremos o público para presenciar uma batalha de improvisação cênica, um torneio que colocará o trabalho com os métodos em cima do palco!

Contact Improvisation é uma prática corporal de alta fisicalidade, criado pelo bailarino, ginasta e coreógrafo Steve Paxton nos anos 1970 nos EUA. Em plena época de contestação das estruturas sociais, o CI tem como proposta a construção de situações em que o corpo possa criar novas formas e possibilidades de movimento: novas relações do corpo com a gravidade, com a inércia, com o chão, com ele mesmo e com outros corpos.

É um trabalho de improvisação, fundamentado numa síntese entre o Yoga, o Aikidô e a Dança Contemporânea, que busca a qualidade de surpreender-se, encontrando o inesperado dentro do movimento e das condições dadas. Também é um jogo, uma negociação de corpos que se comunicam através do movimento.

Os Viewpoints (pontos de vista), sistematizados por Anne Bogart (Siti Company/EUA), oferecem uma alternativa a práticas de interpretação, encenação e dramaturgia convencionais, apresentando uma prática colaborativa por natureza, suprimindo as hierarquias.

São nove os pontos de vista físicos, subdividos em duas categorias: Tempo (Ritmo, Duração, Resposta Sinestésica e Repetição) e Espaço (Forma, Gesto, Arquitetura, Relação Espacial e Topografia). Trata-se de um método de composição e treinamento para o ator performer em um sistema de relação com o tempo e espaço, propondo um estado de atentividade, de escuta plena, atingindo uma presença radical, ou seja, que não está somente no ator, mas na relação deste com o público, e com todo o entorno.

>>> DATAS E HORÁRIOS

03 a 08 FEVEREIRO 2018

Programação:
Treinamento – de 03 a 07/02 (sábado a quarta)
10h às 13h Elementos técnicos de Contact Improvisation (Steve Paxton)
15h às 18h Os View Points (Anne Bogart)

BATALHA DE IMPROVISAÇÃO CÊNICA com presença do público – 08/02 (quinta véspera de carnaval)
20h às 21h30 (Aquecimento de 18h às 19h30)

😍😎😃

 
Compartilhe: