Agricultura Sintrópica: Produzir e recuperar!

Algumas vezes certos temas importantes e sub-explorados atingem uma parcela ampla e heterogênea da população através de programas de televisão aos quais, normalmente, não se atribui a função de informar, ganhando espaço no senso comum. Não é diferente com temáticas científicas. É o que acontece, atualmente, com o conceito de Agricultura Sintrópica, em voga devido a sua presença na novela Velho Chico, da Rede Globo.

Apesar de essencial e urgente, a discussão sobre a sustentabilidade na agricultura acaba se restringindo bastante ao âmbito acadêmico ou de organizações e movimentos ambientalistas. A presença deste tema no horário nobre da televisão é, portanto, digna de nota.

Mas, afinal, o que é Agricultura Sintrópica?

A Agricultura Sintrópica é um modo de produção agrícola que trabalha em total comunhão e sintonia com a natureza e seus recursos. A ideia está fundamentada no conceito de sintropia, que diz respeito ao grau de organização interna de um determinado sistema, seja ele um sistema agrícola, um organismo vivo ou mesmo uma empresa ou organização, por exemplo. No tocante a proposta, aumentando-se o grau de complexificação de um sistema agrícola – com um número grande de plantas, pequenos invertebrados, micro-organismos do solo -, se atinge um arranjo interno adequado à manutenção da produção agrícola. Isso seria possível graças ao processo de sucessão ecológica.

Como se pode deduzir, é uma proposta oposta (e crítica) à monocultura.

Criada no Brasil pelo pesquisador imigrante suíço Ernst Götsch, as técnicas de manejo da Agricultura Sintrópica dispensam o uso de qualquer agroquímico, seja ele um fertilizante ou biocida. Se implementado de maneira correta, o sistema deixa de exigir até mesmo a aplicação de adubos orgânicos externos e irrigação. A ideia é diminuir o aporte de qualquer insumo externo ao sistema, como o próprio Ernst explica no vídeo abaixo:

Além de produzir uma ampla variedade de plantas alimentícias, como frutas, hortaliças, tubérculos, grãos e cereais, a correta implementação dos sistemas agroflorestais baseados na sintropia permite não apenas a manutenção dos recursos naturais adjacentes, mas também a recuperação do solo, o restabelecimento progressivo da biodiversidade na propriedade e até mesmo o ressurgimento de nascentes de água.

Por esses e outros motivos, a produção agrícola guiada pelos preceitos da Agricultura Sintrópica pode ser uma alternativa bastante viável para suprir a demanda por alimentos sem destruir ou prejudicar a biodiversidade e, mais do que isso, recuperando-a.

Para saber mais, vale a pena assistir aos vídeos produzidos pelo Projeto Agenda Götsch.

Nota: A Agricultura Sintrópica está contida no bojo da Agroecologia, tema que será mais amplamente abordado no blog em breve.

About Gustavo 23 Articles

Cientista de Alimentos e Mestre na mesma área. Especialista em Jornalismo Científico pelo LABJOR/UNICAMP, dedicando-se a atividades de divulgação científica.

7 Comentários

  1. Parabéns pelo texto Gustavo! Seja na novela ou na universidade, no campo ou na cidade, sim, nós temos que debater a sustentabilidade na agricultura. Se a gente come e vive no planeta Terra, esse assunto nos diz respeito.

    • Muito obrigado pelo comentário e pela correção Angélica! Já atualizei.
      Você sabe mais precisamente a formação do Ernst? Se sim, por favor deixe nos comentários.
      Grande abraço!

  2. Olá, Gustavo, gostei muito da simplicidade com que você conseguiu esclarecer tema complexo como esse. Peço licença para replicar seu texto na nossa página Por Você Saudável, no Face e no Insta. Boas ideias devem ser multiplicadas, não é? Vale para seu texto e para a ideia do Ernest. Parabéns.

    • Oi Giovanna. Fico muito feliz com o seu comentário! É bom saber que o texto ficou num formato claro e interessante.
      Fique à vontade para replicá-lo, também concordo que as boas ideias devem ser disseminadas. Só peço que, por favor, coloque a referência do blog.
      No mais, te convido a continuar acompanhando as postagens!

      Um abraço!

1 Trackback / Pingback

  1. Agricultura Sintrópica: Produzir e recuperar! - Blogs Científicos - UNICAMP

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*